Padrões de Distribuição e Arquitetura Cliente Servidor (16/03/12)


CLIENTE - SERVIDOR

É um modelo computacional que separa clientes e servidores, sendo interligados entre si geralmente utilizando-se uma rede de computadores. Cada instância de
um cliente pode enviar requisições de dado para algum dos servidores conectados e esperar pela resposta. Por sua vez, algum dos servidores
disponíveis pode aceitar tais requisições, processá-las e retornar o resultado para o cliente. Apesar do conceito ser aplicado em diversos usos e aplicações, a arquitetura é praticamente a mesma.

Muitas vezes os clientes e servidores se comunicam através de uma rede de computador com hardwares separados, mas o cliente e servidor podem residir no mesmo sistema.
A máquina servidor é um host que está executando um ou mais programas de servidor que partilham os seus recursos com os clientes.
Um cliente não compartilha de seus recursos, mas solicita o conteúdo de um servidor ou função de serviço. Os clientes, portanto, iniciam sessões de comunicação com os servidores que esperam as solicitações de entrada.
A característica de cliente-servidor descreve a relação de programas em um aplicativo. O componente de servidor fornece uma função ou serviço a um ou muitos clientes, que iniciam os pedidos de serviços.

Funções como a troca de e-mail, acesso à internet e acessar banco de dados, são construídos com base no modelo cliente-servidor. Por exemplo, um navegador da web é um programa cliente em execução no computador de um usuário que pode acessar informações armazenadas em um servidor web na Internet. Usuários de serviços bancários acessando do seu computador usam um cliente navegador da Web para enviar uma solicitação para um servidor web em um banco. Esse programa pode por sua vez encaminhar o pedido para o seu próprio programa, de banco de dados do cliente que envia uma solicitação para um servidor de banco de dados em outro computador do banco para recuperar as informações da conta. O saldo é devolvido ao cliente de banco de dados do banco, que por sua vez, serve-lhe de volta ao cliente navegador exibindo os resultados para o usuário.

APLICAÇÃO EM CAMADAS

Na aplicação em uma camada: um único servidor se comunica com apenas um único cliente, ou seja, a camada interage diretamente como usuário, e através dela que são feitas as requisições como consultas por exemplo.

Na aplicação em duas camadas: inicia-se pela apresentação, o inicio de cada comunicação, existe a necessidade de compartilhar a lógica de acesso a dados entre vários usuários simultâneos, nesta estrutura a necessidade de colocar a base de dados em uma máquina especifica, separando das maquinas que executavam as aplicações.

Na aplicação em três camadas: é incluso um servidor de aplicação, onde o mesmo é determinado o núcleo da comunicação, por esse motivo existe a necessidade de separa a lógica de negocio da interface com o usuário. A ideia é que os usuários da Web possam acessar as mesmas aplicações sem ter que instalar estas aplicações em suas máquinas locais. Como a lógica do aplicativo, inicialmente contida no cliente rico, não reside mais na máquina do usuário, este tipo de cliente passou a ser chamado de cliente pobre ou magro (Thin Client). Neste modelo o aplicativo é movido para o Servidor e um navegador Web é usado como um thin client. O aplicativo é executado em servidores Web com os quais o navegador Web se comunica e gera o código HTML para ser exibido no cliente.


Observação: informações obtidas através de pesquisas em sites relacionados ao assunto, e a própria aula de padrões cliente – servidor (disciplina de Tópicos Avançados de Redes).

9 comentários:

  1. O modelo cliente servidor possibilitou varias funções como, por exemplo: a troca de email, aplicações bancarias, armazenamento de páginas web e etc.

    No modelo cliente e servidor existe as aplicações em camadas, onde a 1ª camada significa que um único servidor se comunica com apenas um único cliente.

    Na 2ª camada é iniciada por uma apresentação, onde há a necessidade de compartilhar a lógica de acesso a dados entre vários usuários simultâneos.

    Na 3ª camada é incluso um servidor de aplicação na qual o mesmo se denomina núcleo da comunicação, neste mesmo modelo existe a separação da lógica de negocio da interface com o usuário.

    John dos Santos Luna

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  2. Cliente-Servidor
    Foi abordado de como funciona tal tecnologia que vemos no dia-a-dia.
    Isto é tão comum que por muitas vezes não nos perguntamos como seria possível a tecnologia sem este modelo.
    O conceito é mais importante que a prática, pois com o conceito poderá trabalhar em qualquer tipo de tecnologia, mas tendo um conceito bem fixo e compreendido.
    Acredito que não seja de grande dificuldade, pois estamos presenciando este modelo a todo momento.
    Existem variações para uma melhor aplicação e manuseio do modelo Cliente-Servidor. Foi bem abordado em sala de aula e demonstrado de uma maneira bem diferente e, acredito eu, eficaz.

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  3. Cliente Servidor

    Um dos conceitos apresentados sobre a Arquitetura Cliente Servidor é que o processamento é dividido em processos distintos, onde um processo é responsável pela a manutenção da informação (Servidor: equipamentos com maior poder de processamento e armazenamento) e o outro é responsável pela obtenção de dados (Cliente: micros ligados à rede). Numa estrutura básica um ou mais servidores fornecem recursos variados às máquinas clientes. Essa arquitetura pode ser aplicada em duas, três e quatro camadas.

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  4. Nesta aula foi apresentado o conceito de cliente servidor, como é feita a troca de informações entre ambos e como se comportam na rede.
    Como é um serviço que ocorre diariamente em ambientes de rede que nem se é reparado como é seu funcionamento a fundo, e nesta aula foi apresentado de forma simples e direta um pouco de seu real funcionamento.

    Thales lima dos santos

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  5. Existe uma série de padrões de distribuição comuns nos sistemas, dependendo da funcionalidade do sistema e do tipo de aplicativo. Em muitos casos, o padrão de distribuição é informalmente usado para descrever a 'arquitetura' do sistema, embora a arquitetura completa abranja isso, mas também muitos outros elementos. Por exemplo, muitas vezes, um sistema será descrito como detentor de uma 'arquitetura cliente-servidor', embora isso seja somente o aspecto de distribuição da arquitetura. Isso serve para destacar a importância dos aspectos de distribuição do sistema e até que ponto eles influenciam outras decisões de arquitetura.
    Os padrões de distribuição descritos a seguir implicam determinadas características de sistema, características de desempenho e arquiteturas de processo. Cada um deles soluciona determinados problemas, mas também propõe desafios exclusivos.
    Na arquiteturas cliente/servidor, existem nós de processador de rede especializados denominados clientes e nós denominados servidores. Os clientes são consumidores dos serviços fornecidos por um servidor.

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  6. Tecnologia utilizada no dia a dia por todos usuários de quaisquer sistema, porém bem esclarecida com tópicos de trocas de dados entre cliente e servidor.
    Tenho em mente um sistema bem simples de transação bancaria onde o usuário tem que acessar o sistema, indicar uns dados servidor requer as informações, recebe as informações, processa, e retorna informações ao usuário o mesmo em um terminal fisico de rua, como em uma página na internet em qualquer desktop com acesso a internet e também por dispositivos móveis onde alguns recursos são gerados em servidor web e só retransmitido para pagina html. modos diferentes, mas a lógica a mesma. adaptadas em diversos sistemas

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  7. É uma abordagem da computação que separa os processos em plataformas independentes que interagem, permitindo que os recursos sejam compartilhados enquanto se obtém o máximo de benefício de cada dispositivo diferente, ou seja, Cliente/Servidor é um modelo lógico.

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  8. A forma mais simples de entendermos uma arquitetura Cliente Servidor é quando compartilhamos uma impressora na rede através da sua máquina, essa maquina passa a ser o SERVIDOR de impressora na rede.

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  9. Cliente-servidor é um modelo computacional que separa clientes e servidores, sendo interligados entre si geralmente utilizando-se uma rede de computadores. Cada instância de um cliente pode enviar requisições de dado para algum dos servidores conectados e esperar pela resposta. Por sua vez, algum dos servidores disponíveis pode aceitar tais requisições, processá-las e retornar o resultado para o cliente. Apesar do conceito ser aplicado em diversos usos e aplicações, a arquitetura é praticamente a mesma

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