Redes de Sensores e 4G (03/03/12)

A evolução das gerações de telefonia móvel, chamadas 1G, 2G, 3G e 4G

1G Foi onde surgiu à telefonia móvel, codificação Analógica. Nessa geração apenas comunicação de voz era possível. A segurança era muito baixa, onde a
conversa podia ser capturada através do sincrônico em um aparelho de rádio. Essa geração surgiu nos Anos 80


2G O marco principal dessa geração foi à alteração na codificação dos dados, a voz que antes era codificada na forma analógica, passou a ser digital. Já era possível enviar SMS além da Voz. As técnicas de multiplexação permitiam ligações simultâneas no mesmo espectro de comunicação. Essa geração surgiu nos Anos 90

3G Marcada por permitir a transferência de Dados junto com a voz, permitindo a Vídeo Conferencia o marco da geração.

Finalmente 4G

Essa geração pode ser considerada uma melhoria do 3G.

É importante saber que 4G não é a tecnologia, mas significa 4ª Geração de Telefônica Móvel, onde o foco é trazer a Banda Larga que temos em nossas casas para os Celulares.
Nessa Geração Existem duas tecnologias que lutam para tomar o mercado, ainda em analise. LTE pode ser considerada uma evolução do 3G e Wimax uma estrutura totalmente diferente.

4G Permite que seu celular acesse a rede da operadora em uma velocidade surpreendente, as especificações do 4G dizem que as prestadoras de serviço devem fornecer ao Cliente uma velocidade de o mínimo 100mbs, quase 100 vezes mais que a velocidade que temos hoje no 3G.

Existem países que, sendo com LTE ou Wimax o 4G já funciona. Hoje no Brasil o serviço esta em fase de homologação, esperado de um ano aproximadamente para seu lançamento.

Dizer que a Claro será uma das primeiras operadoras a lançar a tecnologia, mas não posso afirmar.

RFID - Identificador Por Rádio Frequência;

É uma forma de armazenamos informações de etiquetas (RFID) por rádio frequência. O Receptor manda um sinal e essas etiquetas respondem. O RFID tem o objetivo de substituir os códigos de barra, é como se você fosse ao supermercado e a "caixa" apenas aproximasse um equipamento (Receptor) e em alguns segundos já conseguisse computar toda a sua compra.

Observação: informações obtidas através de pesquisas em sites relacionados ao assunto.

20 comentários:

  1. Foram mostradas as novas tecnologias e quais são as novas tendências em relação ao 4G, que diga-se de passagem, é apenas uma nomenclatura sobre a evolução de diversas tecnologias.
    Discutimos a respeito de qual tecnologia será prevalente no mundo, Wimax ou LTE.

    Erick Souza

    ResponderExcluir
  2. Nesta aula foram comentadas as tecnologias de Redes de Alta Transferência, como o 4G toda a sua evolução desde os seus predecessores, e as redes de sensores como o RFID, que é utilizado ainda hoje pelo setor de logística, principalmente.
    Ao meu entendimento, existe uma disputa entre duas tecnologias que atendem a RFC para 4G,Wimax e LTE, onde a mais cotada, já que é caracterizada como a continuação da 3 geração do GSM, é a LTE.
    Também entendi que cada vez mais teremos a necessidade de taxas maiores para as redes wireless, visto que trafegarão cada vez mais conteúdos interativos através desta rede.

    André Luis Pereira de Souza.

    ResponderExcluir
  3. Tivemos uma visão de Redes de Sensores, especialmente o RFID Identificação por radio frenquencia uma tecnologia que permite a comunicação de dados através de etiquetas com chips que transmitem a informação através de um campo de indução. Exemplos desta tecnolgoia são os pedagios ou em alguns produtos que visam substituir os códigos de barras.

    Também, foi abordado o 4G que representa a 4 geração de telefonia que será baseado em IP e que disponbilizará banda larga para telefonia móvel de 100 Mbit/s e 1Gbit/s e que há duas tecnologias envolvidas para disponibilizar o padrão de transmissão o WiMAX e LTE.

    José Carlos de Macedo

    ResponderExcluir
  4. Foi comentada a evolução da tecnologia 3G para a 4G, mostrando a capacidade de aumento de velocidade e as conexões do 4G que também prometem ser mais estáveis e com sinal de melhor qualidade. Isso torna possível utilizar os serviços e facilidades dentro de um carro em movimento, por exemplo, indo muito além de acesso à internet através de celulares.
    Nela será utilizada duas tecnologias de transmissão 4G o LTE e o WiMAX.
    A primeira delas, o LTE, é o sucessor natural para os padrões atuais, assim como o GSM foi com o TDMA, o que significa que usuários, serviços e aparelhos da nova rede e da antiga podem coexistir sem quaisquer problemas.
    A segunda o WiMax, se desenvolveu de um conceito próximo do Wi-Fi, permitindo acesso à banda larga sem fio com custos reduzidos, sendo muito mais eficiência principalmente no que diz respeito aos usuários finais em locais mais remotos.

    ResponderExcluir
  5. Ao realizarmos a pesquisa tanto do RFID (Identificação por radio frequencia) quanto a nomeclatura da 4ª geração de tecnologia móvel (4G), permitiu a mim entender um pouco desses dois tópicos.

    O RFID é uma tecnologia de radio frequencia que já é antiga no mercado, eram usadas em 1935 na Segunda Guerra Mundial através dos primeiros satelites, hoje em dia esta tecnologia é comumente usada em dispositivos logisticos e substituindo o código de barras.

    A operação é constituida de dois principais fatores: uma etiqueta contendo transponders e um receptor de radio frequencia, os dados do transponder que fica localizado em uma etiqueta RFID, transmite dados via radio frequencia até o receptor que interpleta estes dados e os envia para um servidor localizado em um ponto da rede.

    Sobre o 4G

    O 4G é uma nomeclatura onde por tras dela existem duas grandes tecnologias ( Wimax e TLE), o Wimax vem explorando esse mercado novo, já o LTE é uma evolução natural da 3ª geração de tecnologia móvel. O 4G irá trabalhar com IP e possuirá a taxa de transmissão em torno de 100 Mbps, hoje existe uma rivalidade entre as empresas (WIMAX e LTE) que pretende lançar o 4G no mercado.
    O 4G ira utilizar a tecnica de modulação OFDM que é baseada na multiplixação por divisão de frequencia.

    John dos Santos Luna

    ResponderExcluir
  6. RFID

    RFID é uma tecnologia de identificação automática através de sinais de rádio armazenando os dados capturados das etiquetas RFIDs. Essas etiquetas permitem a identificação do produto de alguma distância do scanner substituindo os códigos de barra.

    4G

    4G é a nomenclatura para a quarta geração de aparelhos celulares. Essa tecnologia é toda baseada em IP podendo desenvolver de 100 Mbps estando em repouso a 5 Gbps em movimento. No momento há duas tecnologias exploradas pela a indústria relacionadas ao 4G, o WiMAX e o LTE.

    Ivo Cesar Araújo de Moraes Almeida

    ResponderExcluir
  7. Paulo Santos de Melo
    nesta aula tivemos apresentado o Conceito de RFID
    esta tecnologia permite como todas as outras avanços significativos no cotidiano das pessoas. O RFID pode possibilitar como por exemplo a identificação de um determinado produto,peso,preco, data de validade, dentro de um supermercado apenas por um sensor sem precisar ler o código de barras do mesmo porém a implementação pode ser um pouco trabalhosa.
    Foi falado também sobre tecnologia 4G que substituira a 3G que será utilizada na tecnologia de celulares provendo identificação dos mesmo através do endereço IP.
    uma das principais motivações dessa tecnoliga é a velocidade de transmissão e acesso a dados que prove 100 Mbps. Duas tecnologias estão sendo desenvolvidas para que possam ser utilizadas no mercado o LTE que vem crescendo junto com as outras tecnologias absoletas anteriores ao 3G e o LTE tecnologia criada apenas para prover o 4G

    ResponderExcluir
  8. Lucas Rafael Ramos Ribeiro

    Nessa apresentação aprendi um pouco mais sobre a tecnologia 4G que é a quarta geração do telefonia móvel e RFID identificação por radio frequencia.
    RFID é uma tecnologia que esta enquadrada nos sensores, ou seja, com essa tecnologia é possível armazenar informações de um determinado produto dentro de um chip, esse chip pode ser utilizado em embalagens de brinquedos, alimentos e etc, com a utilização dessa tecnologia é possível controlar uma grande quantidade de produtos dentro de um estoque, controles do tipo: quantas unidade de um determinado produto, qual prateleira ele esta, quando um produto entrar no estoque essa informação ser inserida do sistema de controle de quantidade e outros recursos.

    Com a apresentação do 4G foi possível compreender que essa tecnologia venho para substituir o 3G. Com o 4G é possível utilizar a internet com largura de banda superior a 100Mbps no 3G a largura de banda chega até 7Mbps, isso é a especificação diz sobre o 3G, porem todos sabemos que 7Mbps é muito difícil de alcançar, a largura de banda do 3G gira em torno de 384Kbps, o 4G também utiliza IP dessa forma é possível fazer ligação via internet = voip.

    ResponderExcluir
  9. Nesta aula conseguimos ver o contexto da evolução das tecnologias de comunicação móvel de aparelhos de telefonia celular.

    Foi possível observar uma crescente inovação de características e capacidades em um prazo de tempo extremamente curto, é o nítido avanço de aplicações, e que essa evolução pode favorecer a vida das pessoas, permitindo a elas terem acesso a informações das formas mais cômodas possíveis, apesar de um simples celular não substituir as necessidades de um computador, permitindo o acesso às informações disponíveis na rede por um aparelho de bolso com baixo consumo elétrico, permitindo o acesso a regiões remotas com altas taxas de transferência onde métodos convencionais de comunicação estão distantes.

    Com isso temos uma abertura de acesso a dados e a inclusão digital em âmbitos geográficos, além de uma abertura de mercado e serviços que só vem a facilitar a melhora do nível de vida do cidadão.


    André Anderson M. G. Pereira

    ResponderExcluir
  10. Nesta aula foi apresentado a evolução da tecnologia movel, desde seu surgimento até os tempos atuais, como eram aplicada e as modificações ocorridas durante o curto espaço de tempo de versão para versão.
    Foi apresentado também aplicações da radio frequencia (RFID)e suas possiveis aplicações como o uso de leitor que subustituira a funcionalidade do codigo de barra em super mercado reconhecendo apenas o id dos produtos.

    Thales Lima dos Santos

    ResponderExcluir
  11. Foi possível compreender o que é o conceito de gerações utilizadas pela telefonia móvel, bem como as diferenças entre as tecnologias utilizadas pelo 4G (LTE e WiMax), assim como o conceito e funcionamento da tecnologia RFID.

    André Ferreira

    ResponderExcluir
  12. Nesta apresentação tivemos o conceito de Identificação por radiofrequência ou RFID que utiliza uma espécie de pequenos "transponder" ou sensores que enviam informações por rádio radiofrequência e suas utilizações hoje em dia e em que pode ser utilizado no futuro para maior facilidade ao acesso das informações de produtos.

    Também foi levantada a evolução das redes móveis e uma comparação entre as redes 3G e a 4G e as tecnologias utilizadas na rede 4G tais como LTE e WiMax.

    ResponderExcluir
  13. Nesta apresentação foi possível ver a evolução da tecnologia móvel, com uma breve explicação da tecnologia 4G que é a quarta geração também da tecnologia RFID que é a identificação por radio.
    Explicaram também os dispositivos que esta tecnologia pode ser aplicada, como chips de armazenamentos de dados e este leitor é capas de capturar, um exemplo desta tecnologia que foi apresentada e num estoque totalmente automático toda vez que um produto passa por este sensor, ele registra a retirada do produto e da baixa no estoque.
    Na parte do 4G, foi possível compreender a tecnologia e a futura substituição da tecnologia 3G, com esta nova tecnologia seremos capazes de navegarmos na internet mais rapidamente e transferir dados com maior capacidade, isso será possível pois esta tecnologia é toda baseada em IP, e tem duas empresas brigando pela implantação do 4G a WiMax e o LTE.

    Andre Luiz Pereira

    ResponderExcluir
  14. Podemos ver uma evolução de tecnologias móveis de radio frequência que antes era analógica para tráfego de voz e atualmente usando a tecnologia digital que permite trafegar dados e voz. Pensando em evolução a geração 4 que será uma melhoria do sistema 3g permite abrangir maior velocidade seguindo as exigências do mercado, cada vez mais recursos com carga de dados mais altas. Acredito que quando o 4G for implementado além da velocidade mais rápida que está sendo falado do modelo de wi-fi, a identificação através de ip melhorará até em questão de maior segurança e praticidade para identificação dos dispositivos de onde é originado e recebidos esses dados.

    ResponderExcluir
  15. Na apresentação do trabalho pudemos perceber que as tecnologias de transmissão por rádio frequência está cada vez mais evoluída, antes esta tecnologia que chamamos hoje de wireless era para pessoas com alto poder aquisitivo mas se tornou tão comum e barato a sua fabricação que hoje podemos acessar a internet de lugares jamais imaginados, a próxima geração de Wireless denominamos de 4G evolução do 3G, mais velocidade, maior abrangência de, melhor potência de transmissão, uma tecnologia que poderá mudar nosso conceito de Wi-Fi é o WiMAX, o RFID é um sensor capaz informar sua posição global para um identificador estrategicamente posicionado, ele pode fazer parte ou não de uma rede, esta tecnologia terá mais enfase quando o IPv6 estiver na realidade de todas as empresas e pessoas, pois todos os dispositivos poderão ter um IP válido de Internet, esta tecnologia está cada vez mais infiltrada no mercado de rede sem fio. Antes dispositivos que imaginava-se que não poderiam ser gerenciado ou ter conexão da internet agora poderão.

    ResponderExcluir
  16. O 4G é a evolução da transmissão de dados via mobile. Os dispositivos hoje comumente usam o 3G, tem como caracteristica a transmissão de dados junto com a voz, porem com o 4G, diz-se de utilizarmos a banda larga em dispositivos móveis. A velocidade de transmissão de dados seria infinitamente maior se levarmos em consideração o tamanho e o nível de transmissão que estes aparelhos utilizam. A grande disputa será a forma de transmissão, se por LTE ou Wimax, duas tecnologias diferentes, porém poderosas na transmissão de dados. - Aline Galio

    ResponderExcluir
  17. Com essa apresentação, consegui entender parcialmente sobre as Tecnologias de comunicações RFID e 4G.

    RFID, Identificação por radio frequência, tecnologia muito utilizada em supermercados, substituindo os códigos de barras. E também se encontra em dispositivos como "SEM PARAR" das rodovias brasileiras, esse dispositivo é sincronizado com todos os receptores do mesmo, ou seja, ele transmite o sinal e seu receptor ao recebe-lo, interpreta como se fosse um comando dizendo que pode abrir a cancela, assim agilizando o processo, cujo o qual levaria alguns minutos para ser feitos pelo operador em primeira pessoa.

    4G, quarta geração da tecnologia de transmissão de dados.
    Essa tecnologia vem de se evoluindo gradativamente, porem acredito que a partir dessa, nos usuários finais não sentiremos muitas diferenças, pois a velocidade que é o ponto que levamos mais em consideração será extremamente alta, chegando até 1MB/s de transmissão de dados, que engloba (Dados, Áudio, Voz e etc).

    ResponderExcluir
  18. RFID - É uma tecnologia que utiliza frequencia de radio para capturar dados. Essa tecnologia permite a captura de dados por meio de dispositivos eletronicos, como etiquetas eletronicas ou Tags, que emitem um sinal capturado por leitores que captam esses dados.

    4G - Essa tecnologia vira para substituir a atual 3G para acesso de internet movel. Ela terá uma melhorar significativa na velocidade de transmissao de dados.

    ResponderExcluir
  19. RFID é um tipo de indentificação por radio frequencia, ja sendo utilizado em muito tipo de etiquetas, nelas podem ter informações armazenadas sobre o produto.
    4G- sera o novo modelo de internet movel com transmissao de alta velocidade, sera um tipo de atualização do 3G onde sera implementando em toda sua infra ja existente.

    ResponderExcluir
  20. Sensor de Visão Checker 4G COGNEX com Ethernet para rede de chão de fábrica

    A COGNEX Corporation anunciou o novo produto Checker ® Série 4G para somar à sua linha de sensores de visão. O novo sensor de visão oferece a mesma configuração poderosa e fácil de usar. Também pode através da rede Ethernet fazer a configuração e monitoramento remoto, comunicação PLC por Ethernet/IP e PROFINET e tem capacidade de gravar imagens de inspeção para um servidor FTP

    ResponderExcluir