Realidade Aumentada e Virtual (13/04/12)


Realidade Aumentada é onde a técnologia interage com o "meio ambiente". Diversos programas de televisão e jornais desfrutam do poder da Realidade Aumentada, existem Telejornais que criam um ambiente quase todo virtual. Pessoalmente você vê uma sala branca com paredes brancas e uma mesa com
cadeiras. Assistindo em casa a Realidade Aumentada adiciona quadros, dá cor as parede, adiciona mesas, tapete e até mesmo o mapa da "Sra Mulher do Tempo", ISSO MESMO! Muitas vezes a jornalista que fala sobre o tempo precisa olhar em um televisor para "apontar o dedo" no lugar certo do mapa, porque simplesmente o mapa "não existe" no ambiente real.



Já a Realidade Virtual somos nós que interagimos com a técnologia. Atualmente o auge da técnologia é o kinect, um equipamento que básicamente detecta os movimentos do seu corpo e transfere ao jogo. Existem jogos de carro, onde você precisa movimentar suas mãos como se tivesse virando o volante de um carro. Daqui algum tempo pode ser que jogar video game com controle remoto seja coisa do passado.

De uma certa forma podemos dizer que a realidade virtual é uma técnologia MUITO, MUITO ANTIGA, pois já tivemos contado com ela, MAS NÃO À CONHECIAMOS. Lembra quando você tinha um video game, e, esse video game vinha com uma "arma" usada para mirar no pato e atirar? É..aquele Video Game deve ser considerado na técnologia de Realidade Vitual pois tinha interação das coisas reais com o mundo virtual.

Postagem dedicada à Kathellym Silva Santos, formada em Jornalismo no dia 27 de Abril de 2012.

14 comentários:

  1. Realidade Aumentada e Virtual

    • Sistema de visão ótica direta;
    • Sistema de visão direta por vídeo;
    • Sistema de visão ótica por projeção;
    • Sistema de visão por vídeo baseado em monitor;

    São aplicados em:

    • Livros
    • Games
    • Marketing
    • Medicina
    • Educação
    • Redes Sociais

    Na realidade virtual o ambiente deve interagir com o usuário, já na realidade aumentada a necessidade de um ambiente real.

    Hoje em dia a realidade virtual esta bastante presente em jogos de vários consoles e em ambientes computacionais.

    A realidade aumentada esta bastante presente em dispositivos móveis, dispositivos de pesquisa e em alguns países se desenvolveu na área da educação e medicina.

    John dos Santos Luna

    ResponderExcluir
  2. Nesta apresentação foi visto como funciona a Realidade Aumentada que pode ser definido como a inserção de objetos virtuais no ambiente físico, mostrada ao usuário, em tempo real, com o apoio de algum dispositivo tecnológico, usando a interface do ambiente real, adaptada para visualizar e manipular os objetos reais e virtuais como por exemplo o dispositivo Kinect da Microsoft que conectado ao video game xbox consegue visualizar o usuario e gerar padrões que enviados ao jogo geram movimentos e ações ao usuario. A utilização dele é aparentemente simples pois se parece com uma camera que gera as suas ações no jogo porém a é bem mais complicado do que parece, pois gerar padrões e conseguir identificalo em uma interface como se fosse um comando é muito complexo.

    A realidade aumentada não esta restrita a Games mas já é utilizada em livros que com códigos desenhados e visualizados por uma webcam com o software adequado instalado pode gerar a sensação de estar com algum objeto virtual em mãos.

    Também esta sendo utilizado para propagandas e até na medicina pois utilizando uma aplicação como esta um médico poderá gerar uma imagem em realidade aumentada e comparar com um Raio X por exemplo.

    Uma aplicação muito interessante também é em dispositivos de pesquisa como o google street view.

    ResponderExcluir
  3. A Realidade Virtual (RV) e a Realidade Aumentada (RA) são novas formas da interação do usuário e o computador cada vez mais crescente em nosso cotidiano. Ambas estão começando a deixar de lado os teclados e mouses e dando espaço para os movimentos das mãos e do corpo que são interpretados pelo computador para executarem determinados comandos. Tanto numa, quanto na outra, a virtualidade imitando o real, e a interatividade são suas principais características e atrativos.
    Simuladores de vôo e simuladores de perfurações de poços de petróleo são algumas das utilidades que a Petrobrás e Embraer se beneficiam em seus laboratórios para treinamento e orientação de pessoal. Já no entretenimento, os jogos que reconhecem os movimentos do corpo são a revolução e a tendência na área. No que depende de suas características os controles manuais durante os jogos não são mais utilizados.
    A imersão com a RV e a RA faz-se perceber dentro de um ambiente computacional gerando experiências raras e ainda pouco vividas em nossos dias atuais. Dizemos que trata-se de uma aplicação imersiva quando o usuário está dentro do cenário virtual. Por exemplo, quando usando um par de óculos especiais, os HMDs – Head Mounted Display, que possuem uma tela na frente de seus olhos, o usuário poderá virar seu rosto, ou o seu olhar, e estará vendo em todos os lados somente aquele ambiente virtual. Ou ainda, o usuário poderá estar dentro de uma sala denominada tecnicamente como "caverna virtual", esta sala possui projeção nas paredes, piso e teto, proporcionando a imersão que faz o usuário estar cercado pelo cenário computacional.

    ResponderExcluir
  4. Realidade Aumentada
    É definida como a sobreposição de objetos virtuais tridimensionais gerados por computador com um ambiente real por meio de algum dispositivo tecnológico.
    Realidade Virtual
    É o uso de diversas tecnologias digitais para criar a ilusão de uma realidade que não existe de verdade, fazendo a pessoa mergulhar em mundos criados por um computador.

    ResponderExcluir
  5. Apesar de aparente mente terem nomes parecidos são tecnologias que envolvem dois segmentos de ótica mas são diferentes

    Realizada aumentada - Projetar imagens capturadas de objetos reais através de uma câmera, fazendo com que o uma imagem em 3D ou animada seja mostrada na tela.

    Realidade Virtual - trazer o individuo do real para o mundo virtual, ou seja, faze-lo ter a percepção de estar em outro lugar totalmente virtual, este podendo interagir com o ambiente criado.

    ResponderExcluir
  6. Realidade aumentada é o ato de filmar objetos reais e com a ajuda de um software adequado, essa imagem aparece em 3D ou podem ser inseridos novos elementos na imagem real, tais como gráficos e desenhos.
    Realidade Virtual é a imersão de usuário em um mundo virtual. é modificar o ambiente (na visão do usuário) para que ele seja imerso em outro ambiente. a linguagem utilizada para programar é VRML. - Aline Galio

    ResponderExcluir
  7. Realidade Virtual interagindo com o usuário tem intuito de criar uma sensação de realidade onde a pessoa interage de uma maneira na tela de um lugar virtual criado tanto com formas de objetos reais e gráficos em terceira dimensão simulando uma realidade muito encontrados em jogos e simuladores contribuindo até para aprendizado.
    Realidade Aumentada projeção da imagem real em 3d, combinando elementos virtuais com reais.

    ResponderExcluir
  8. Basicamente é o fato de filmar ou fotografar algo e com auxilio de software de alta potência visuliar o objeto em terceira dimensão.
    Esta tecnologia é uma eviolução absurda pois o fato de transformar uma imagem em 3D é de extrema importância e evolução.
    Com isso é pos'sivel criar ambientes totalmente virtuais e sentir que realmente esteja la.
    Pode-se criar ambiente onde ja esteve e também aonde gostaria de estar até mesmo próxmo de alguém seja la aonde esta pessoa esteja, baseando o ambiente em apenas imagens e muita tecnologia.

    Erick Souza

    ResponderExcluir
  9. Com o seminário entendi que a realidade aumentada e virtual combina ambiente real com elementos virtuais, ou seja com um aplicativo para tablets é possível através da câmera quando focada em um determinado prédio histórico ou museu por exemplo ele pode mostrar o nome do edifício e algumas outras informações.

    ResponderExcluir
  10. Forma de introduzir imagens criadas por computadores a ambientes reais, como o exemplo dos mapas em previsão de tempo onde o mapa realmente não esta lá mas sim uma projeção feita sobre aquela gravação para que se possa indicar o que se precisa,
    Thales lima dos Santos

    ResponderExcluir
  11. Realidade Aumentada é quando a técnologia interage com o nosso mundo, e, Realidade Virtual é quando nosso mundo passa a fazer parte da técnologia.

    ResponderExcluir
  12. É definida usualmente como sobreposicao de objetos virtuais tridimensionais gereados por computador. Essa tecnologia pode ser utilizada como meio de educacao e de divertimento imagine só como seria jogar uma partida de paintbol em realidade aumentada com oculos que ao passar por determinadas marcacoes podessem fazar a ilusao de aparecer monstros ou zumbis para se compater alem dos inimigos de outro time! Ou por exemplo em sala de aula a professora podesse levar o zoologico para sala de aula monstrando os animais e como são seus sons ?

    ResponderExcluir
  13. Realidade aumentada e Real. Virtual

    Realidade Aumentada: E a mistura de efeitos virtuais a visualizações do mundo real; isto é, cenários reais com efeitos de animações projetadas por computadores. As vezes informações; pequenos efeitos ou até uma longa animação.
    Realidade Virtual: Ceários 100% animada, onde a interação é realizada em tempo real. Tem como objetivo recriar ao máximo a sensação de realidade. Com isso é necessário de equipamentos computacionais que ajudem na ampliação do sentimento de presença do usuário.

    ResponderExcluir
  14. Realidade Aumentada é definida usualmente como a sobreposição de objetos virtuais tridimensionais, gerados por computador, com um ambiente real, por meio de algum dispositivo tecnológico. Entretanto, esta conceituação é muito geral e só fica clara com sua inserção em um contexto mais amplo: o da Realidade Misturada.

    ResponderExcluir