SAN - Storage Area Network (04/05/12)

Prévia: SAN é uma rede dedicada ao armazenamento de dados (conhecido por storages).

EM CONSTRUÇÃO....

20 comentários:

  1. SAN
    Storage Area Network

    Foi abordado sobre a tecnologia de Storage, primeiro mostrando os 3 tipos no mercado
    DAS - dispositivos de armazenamento externo, conexão via usb, ou seja uma tecnologia simples e barata
    NAS = Um hardware com um SO proprio para efetuar sozinho o direcionamento dos arquivos para cada disco nele instalado
    SAN = Sistema de armazenamento de grande porte, o trafego é feito por Switch de fibra, aguenta diversos acessos ao mesmo tempo.
    É um hardware que suporta uma grande quantia de HD para formar um ou varios divididos para todos os servidores.
    Configuraçoes de RAID
    RAID 0 = 2 discos criados em espelho, se um da problema perde-se os dois discos
    RAID 1 = 2 discos, é criado um espelho de um dos hds, caso aconteça alguma falha o outro assume.
    RAID 5 = usa no minimo 3 HD, 2 são para replicar dados e um é usado para leitura e gravação, mas caso perca um disco existe outros 2 funcionando.

    Topologia SAN
    Ligação ponto a ponto
    Não possui escalabilidade
    Não utiliza Switch, são ligados diretos nos servidores, trabalham em ate 100Mb/s
    Suporte Loop de 126 dispositivos
    Caso seja necessario adicionar um novo dispositivo é obrigado a parar tudo, para adicionar e depois ligar tudo novamenteo

    Malha -
    Usa o Switch Fibre Channel, o que permite um grande numero de dispositivos interconectados ao mesmo tempo, teoricamente pode ter ate 7.7 milhoes de nó.


    Sidney Miguel Fett

    ResponderExcluir
  2. Nesta apresentação foi abordada em tecnologia de Storage, o grupo apresento os fundamentos básicos que compõe a SAN, apresentaram os benefícios, como alta performance no acesso as dados, alta disponibilidade e confiabilidade, escalabilidade, centralização e administração dos recursos e descongestionamento da Rede.
    Explicaram sobre os componentes de hardware com disco, Switches, Bridges e HBA. Explicou também sobre RAID, como funciona RAID 0, RAID 1 e RAID 5.
    Teve também a explicação sobre o uso Switch Fibre Channel que é muito importante para uso da SAN pois permite um numero grande de dispositivo interconectados para armazenagem de dados, um dos componentes indispensáveis para uma SAN são seus software que permite organizar o acesso as diferentes áreas do storage por parte dos servidores, prover diversos sistemas de comunicações para o caso de falhas, aumenta a performance de acesso aos dados e prove facilidades para backup de servidores.

    Andre Luiz Pereira

    ResponderExcluir
  3. SAN (Storage Area Network)é uma rede baseada em Fibre Channel que conecta servidores e dispositivos de armazenamento. Os dispositivos de armazenamento não são conectados aos servidores, mas à própria rede, sendo visíveis a todos os servidores na rede.
    Uma rede que vincula servidores ou estações de trabalho aos dispositivos, tipicamente por Fibre Channel, um transporte versátil e de alta velocidade. O modelo de rede de armazenamento (SAN) coloca o armazenamento em sua própria rede dedicada, removendo o armazenamento de dados do barramento SCSI de servidor para disco e da rede principal do usuário. A rede de armazenamento inclui um ou mais hosts que fornecem um ponto de interface com os usuários da LAN, assim como (no caso de SANs grandes) um ou mais comutadores de malha e hubs SAN para acomodar um grande número dispositivos de armazenamento.
    Uma rede com armazenamento compartilhado que é visível a todos os servidores na SAN.
    Um paradigma de rede que fornece conectividade facilmente reconfigurável entre qualquer subconjunto de computadores, armazenamentos de disco e hardware de interconexão, como comutadores, hubs e pontes.

    ResponderExcluir
  4. SAN
    Storage Area Network ou rede de armazenamento de dados é uma rede de alta velocidade dedicada a fornecer benefícios diversos relacionados ao acesso a dados. Vem popularizando-se no meio corporativo nos últimos anos por trazer vantagens como altas taxas de transferência para o acesso aos dados, redundâncias que garantem a continuidade dos negócios em caso de falhas e facilidade para aumentar o espaço em disco destinado aos servidores integrantes da rede.

    ResponderExcluir
  5. SAN - um equipamento onde consta vários discos, onde possui uma ou várias controladoras, podendo ser manipulado de forma flexível para disponibilizar espaço ao um host, estes equipamentos são denominados por Storages, que podem ser interconectados via rede em fibra, como os storages devem ter alta performance e alta disponibilidade são configurados em Cluster, RAID e Ligados por Fibra.

    ResponderExcluir
  6. SAN são equipamentos para armazenagem de dados em alta velocidade. Tem alta capacidade por serem escaláveise flexíveis, podendo ser adicionados discos às suas bandejas. As SANs conectam as unidades de armazenagem - os storages - diretamente à rede, diminuindo tempo de tráfego. São visíveis na rede, os pontos de acesso compartilham o espaço de armazenamento. - Aline Galio

    ResponderExcluir
  7. Dispositivos que ajudaram para o aprimoramento do SAN

    DAS - Dispositivo de armazenamento externo ligados diretamente ao servidor, custo acessível.

    NAS - Roda um sistema operacional completo e funciona como um servidor de arquivos, custo acessível.

    SAN – É uma rede dedicada ao armazenamento de dados (conhecidos por storages) aos servidores de rede. Possui blocos de montagem HD’s tradicionais, que são ligados a uma controladora.

    Principais Hardwares SAN
    - Servidor de Discos
    - Hubs Fiber Channel (FC)
    -Bridges Fiber Channel (FC) SCSI
    - HBA

    O SAN utiliza várias técnicas de RAID, ou seja, combinar múltiplos tipos de discos em uma matriz afim de obter redundância.
    -RAID 0
    -RAID 1
    -RAID 5 (mais utilizado)
    -RAID 10

    John dos S. Luna

    ResponderExcluir
  8. SAN é a área aonde é armazenado os discos fisicamente que são utilizados nos servidores e dados e backup.
    Foi criado para manter a segurança e performance de um ambiente corporativo.
    ão utilizados tecnologias e armazenagem RAID, como RAID 1, RAID 3, RAID 5 e RAID 10, as mais conhecidas e utilizadas.

    Erick Souza

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. SAN é uma rede de areá de armazenamento, ou seja é uma rede onde ficam unidades de armazenamento, HDs, essa rede é acessada por servidores através de switches de fibra com alta capacidade de velocidade (largura de banda), essa rede é projetada para agrupar dispositivos de armazenamento, ela trabalha com o protocolo iSCSI. Geralmente esse tipo de rede é utilizada em grandes data centers.

    ResponderExcluir
  12. SAN é um storage em rede que conecta varios clientes, foi explicado os tipos de RAID usados nesse tipo de storage, seus protocolos e seus hardwares.

    ResponderExcluir
  13. SAN é uma rede focada a Armazenamento de dados, existe diversas formas de armazenamentos e diversas técnologia utizadas, a SAN por exemplo são diversos HD's interligados na rede que são gerenciados por um Gerente.

    ResponderExcluir
  14. Na apresentação foi visto a tecnologia SAN (Storage Area Network) que é uma rede de areá de armazenamento onde são armazenados os HD's que são utilizados em servidores de Backup.

    Geralmente o meio de conexão destes servidores são feitos através de cabos de fibra óptica.

    ResponderExcluir
  15. SAN(Storage Area Network)
    -rede voltada ao armazenamento de dados
    -utiliza RAID 0, 1, 5 e 10
    -utiliza fiber channel
    -switch fiber channel
    -

    ResponderExcluir
  16. SAN

    Tecnologia exclusiva para armazenamento de dado, tendo uma rede criada separadamente, porém vinculada ao domínio. Tem maior capacidade de armazenamento e de recursos de redundância; HDs tradicionais, que são ligados a uma unidade controladora se comportando como se fosse uma única unidade de armazenamento.
    Configurações de RAID
    • RAID 0 = 2 discos criados em espelho, se um da problema perde-se os dois discos.
    • RAID 1 = 2 discos, é criado um espelho de um dos hds, caso aconteça alguma falha o outro assume.
    • RAID 5 = usa no minimo 3 HD, 2 são para replicar dados e um é usado para leitura e gravação, mas caso perca um disco existe outros 2 funcionando.

    ResponderExcluir
  17. Protolocos SAN

    FCP: Fibre Channel Protocol
    FCIP: Fibre Channel sobre TCP/IP
    IFCP: Internet Fibre Channel Protocol
    SCSI: Small Computer System Interface
    ISCSI: Internet Small Computer System Interface
    ISNS: Internet Storage Name Service
    SAS: Serial Attached SCSI

    ResponderExcluir
  18. Topologia SAN

    Ligação ponto a ponto (point-to-point)
    Não possui escalabilidade
    Servidores são ligados diretamente ao storage não tem HUB e nem Switch.
    Utiliza Fibre Channel e atinge distancias maiores.

    ResponderExcluir
  19. SAN é uma rede projetada para agrupar dispositivos de armazenamento de computador, e tambem mostrou as formas que os Raid 0, 1, 5 e 10 agem por meio de fibre channel.

    ResponderExcluir
  20. SAN é uma rede dedicada ao armazenamento de informações.
    Geralmente SAN's utilizam a transmissão de dados de canal (PC para periferico ou periferico para periferico), através de interfaces como FC (Fibre Channel).
    Atualmente existem tambem soluções para transmissao através de switches Ethernet (FCoE).
    As são sao compostas por equipamentos dedicados como Storages, que fazem uso de recursos como O RAID para aumento de desempenho, backup de dados, ou ambos, exemplos de RAID são o RAID 0 (striping) onde um par de discos é combinado e visto como uma unica unidade com o dobro de capacidade de armazemento e velocidade, e RAID 1 (mirroring) onde 2 discos sao vistos como uma unica unidade virtual e os dados sao copiados em ambos os discos para fins de backup.

    ResponderExcluir